sexta-feira, 18 de julho de 2014

Galinha Pintadinha

Esses últimos dias, simplesmente não tive tempo de escrever. A Liz me ocupou de tal maneira, que até escovar os dentes foi um desafio!

Com isso, me lembrei de um post que li em um blog (que para variar eu não me lembro qual e nem o autor) que criticava as mães que deixavam seus filhos assistir Galinha Pintadinha.

Particularmente, detesto julgar as pessoas, sobretudo mães porque, em primeiro lugar, cada um sabe onde seu sapato aperta e também porque cada um vive uma realidade diferente e o que é certo para um não necessariamente é para outro.

O fato é que eu conheço muitas e muitas mães que colocam Galinha Pintadinha para seus filhos assistirem. Antes de engravidar, uma amiga que tem uma criança de 2 anos (se não me engano), vivia "abençoando" a Galinha Pintadinha, pois graças a ela, era possível tomar um banho ou fazer uma refeição com a filha em casa!

Quando a Liz tinha uns 2 meses, fiquei curiosa para saber o que era essa tal de Galinha Pintadinha. E resolvi procurar no Youtube. Achei um vídeo, coisa mais simples do mundo, colorido, com uma musiquinha simpática. Coloquei pra ela ver e ela ADOROU! Riu, mexeu os bracinhos, as perninhas. E logo cansou e dormiu. Comprei os 3 DVDs de tão legal que eu achei!!!

Aprendi a cantar as musiquinhas e passei a cantar com ela. Criei coreografias com as mãos e os braços e as músicas da galinha viraram uma brincadeira de mãe e filha.

O que há de mal nisso?

Eis que um belo dia apareceu em minha linha do tempo do Facebook um post que um amigo compartilhou dizendo que a Galinha Pintadinha era coisa do capeta! Eu achei (e sempre acho coisas desse tipo) um absurdo, mas por curiosidade fui procurar qual a justificativa disso.

Confesso que eu cheguei a dar risada da situação! Uma mãe escreveu um post no Baby Center (f'órum de mães) dizendo que a letra de uma das músicas falava algo sobre uma "mosca que transmitia gripe" e que o filho dela tinha muita gripe e ficava quietinho quando assistia. A música em questão era "Fli flai Flu". Flu realmente significa "gripe" em inglês e fly (que se pronuncia flai) é "mosca", mas vamos por partes: mosca não transmite gripe! Essa música é antiga e faz parte do cancioneiro popular brasileiro. Ela também disse que o "Mestre André" de uma música era uma entidade de umbanda. E realmente eles se vestem da mesma forma, mas a razão disso é muito simples: os 2 representam o malandro carioca! Um não tem nada a ver com o outro, o Zé Carioca também se veste assim!!! Enfim, uma super bobagem, baseada na religião da pessoa (com todo respeito à religião, seja ela qual for - eu apenas não acredito no que ela disse!)

Agora convenhamos, só quem tem um bebê em casa sabe o quanto é trabalhoso. O quanto exige tempo, atenção e paciência. Quem nunca teve um filho alimentado, trocado, sem nenhuma dor e chorando sem parar? Seja por um motivo que não sabemos, seja porque está brigando com o sono... Quem nunca ficou segurando um xixi por muito tempo ou foi tomar banho de madrugada, comeu comida fria?...

É claro que eu não acho que se deva deixar a criança por horas em frente à TV, mas alguns minutos, por 3 musiquinhas que sejam, por que não???

A mãe que criticou tinha babá. Ela ainda se justificou dizendo: eu tenho babá, mas mesmo se não tivesse... Eu não tenho babá. Tenho uma empregada que lava, passa, cozinha, faz todo o serviço doméstico. O meu dia se resume a cuidar da minha filha e de noite ainda tenho ajuda do meu marido. Mesmo assim, é super trabalhoso. Ela está crescendo, fica mais tempo acordada e quer atenção. Eu imagino as mães que além de cuidar dos filhos tem de fazer todo o serviço da casa!

De qualquer forma, nos comentários do post dela, que por sinal, tinha opiniões bem divididas, eu li um que me chamou muito a atenção. Era de uma senhora que cuidava do neto e era uma especialista em educação, semiótica. Ela disse que sim, deixava o neto assistir. Assistiam juntos, cantavam juntos e esse era um momento de afetividade entre ambos e que isso, para o desenvolvimento infantil era muito benéfico. É exatamente como eu me sinto em relação a minha filha quando a deixo assistir.

Aliás, eu coloquei Teletubbies pra ela. E ela também gostou (eu é que achei insuportável...), mas eu estava com ela no colo, contando que ela havia assistido e imitei o bichinho falando oi. Ela repetiu o meu Oi! Com 2 meses minha filha falou sua primeira palavra e foi justamente a palavra que o bichinho do Teletubbies fala!!!Nunca mais coloquei porque achei realmente muito chato, mas depois de oi, ela falou Liz, au-au e nenê! (Deve ter puxado a mãe que fala pelos cotovelos...!)

A Galinha Pintadinha é uma das atividades que eu uso para distrair minha filha. Eu também leio para ela. E ela gosta, presta atenção! Li todo o livro do Pequeno Príncipe, mostrava as figuras e ela olhava com atenção, parecia entender. Já li um texto de uma peça infantil que eu pretendo montar e a Cinderela. Ela gostou de todos. Agora, ela ganhou um ginásio de atividades do fundo do mar dos avós paternos. Ela gostou tanto que hoje, quando fui tirá-la de lá ela chorou!!! Fica prestando atenção nas musiquinhas, luzes, mexe com os bichinhos, achei muito legal. E eu perguntei para a pediatra e ela disse que é excelente pro desenvolvimento do bebê. Além disso, canto com ela, danço com e para ela (podem dizer que sou louca, mas ela adora, ela imita minhas coreografias e ri muito) e conversamos bastante também!

Concluindo, acho que a vida do bebê não pode ser só Galinha Pintadinha ou qualquer outro programa de televisão, mas acho que esses programas podem e acho até legal que façam parte da vida das crianças.

Obs. Essa é a minha opinião, baseada em minha experiência como mãe. Não se trata de nenhuma tese ou aconselhamento para outros pais!


Nenhum comentário:

Postar um comentário