sexta-feira, 18 de julho de 2014

O que eu aprendi como mãe de um bebê de 3 meses

Há 3 meses minha filha nasceu. Há 11 meses eu leio, estudo, observo tudo sobre a maternidade e o que eu posso dizer que aprendi nesse período e compartilho foi que:

- Não acredite em todos os estudos! Para casa tese afirmando uma coisa há outra afirmando o contrário. Ou seja, deve-se usar o bom senso!

- Conselhos: todo mundo tem um, para todo tipo de coisa! Aceite-os todos, mas só use os que a sua intuição diz ser correto! Nem tudo que os outros fizeram com seus filhos serve para você!

- Críticas: você vai ouvir. Não se pode agradar a todos e sempre vai ter alguém pra dizer que você está fazendo tudo errado. Abstraia!

- Ajuda: aceite quando quiser. Quando não quiser, não permita que invadam seu espaço, nem que tirem sua liberdade e autoridade como mãe.

- Não existe verdade absoluta quando se trata de um filho. Por isso, saiba que você vai errar. E permita-se errar e não se atormente com culpa se errar. Nós sempre vamos evitar fazer algo errado, mas se acontecer, paciência. Com certeza foi pensando em fazer o melhor que erramos!

- Fotos: os bebês crescem e mudam de feição muito rápido, por isso tire muitas fotos, faça vídeos. Cada fase do bebê é linda e mágica e dá uma saudade depois...

- O curso de gestante pode dar uma noção, mas a prática é beeeem diferente! Por exemplo, eles ensinam a dar banho e trocar fralda em uma boneca. Aí você chega feliz e contente para trocar o seu bebê e ele fica batendo as perninhas, joga a fralda longe, espera você limpá-lo e faz um cocô a jato que suja o quarto inteiro...

- O amor que a gente sente pelo bebê é indescritível. Não há palavras para descrever.

- Sim, a gente se cansa, a gente se irrita, a gente perde a paciência. E a gente respira fundo e continua falando doce e tentando acalmar o bebê.

- É bom demais ser mãe! É muito melhor do que eu podia imaginar, do que eu sonhava, do que eu esperava. A minha vida hoje é infinitamente mais feliz do que antes da minha filha nascer!

E você, o que aprendeu com a maternidade?


Um comentário:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir